CI CD4051 Multiplexador de displays 7 segmentos

Conhecido por: Multiplexador, Multiplexer, Mux ou Miltiplex o CD4051 a princípio é uma chave seletora digital, pois a partir do código BCD que é enviado às entradas de seleção, são ativados seus respectivos canais, que são os canais de 0 a 7, totalizando 8 canais.

Uma de suas maiores vantagens na prática comparado a outros CI’s da categoria é que seus canais podem ser utilizados a partir dos sinais analógicos também, ou seja, trabalha ainda com as tensões de 0 a 5 Vcc, o que o torna perfeito a muitas aplicações onde há necessidade de leitura ou emissão de sinais analógicos, como por exemplo sensores de umidade de solo, potenciômetros e sensores de proximidade.

Para a montagem de projetos, a partir da utilização desse CI, é importante sabermos algumas informações, que também são encontradas em sua folha de dados (datasheet).

000

000

A tabela da verdade acima demonstra os códigos BCD a serem enviados as entradas seletoras correspondentes a cada um de seus canais, podemos observar nos exemplos a baixo, que cada combinação BCD ativa a saída (pino3). E é claro que precisamos enviar sinal na entrada selecionada para termos sinal na saída.

000

000

Um dos pinos muito importantes que funciona como se fosse um botão de desliga (congela) neste CI, que é o pino 6 o INH, como também já vimos na tabela da verdade, enviando nível lógico alto desativam todos canais deste CI. Segue imagem demonstrativa:

000

Uma de suas aplicabilidades interessantes é o uso de tensões distintas enviadas aos canais, com isso podemos por exemplo ter o elemento do volume de um aparelho reprodutor de áudio entre outras aplicações. Podemos observar nas seguintes figuras que o multiplexador suporta sinais diferentes de 0 e 5, ou seja suporta ainda sinais analógicos.

000

000

Quer saber mais sobre o Circuito Integrado CD4051 e sua aplicabilidade em Eletrônica Digital? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil. Ah, e não deixe de se inscrever!


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s