CI CD4511 decodificador e BCD display de 7 segmentos

O Display de 7 segmentos é um componente bastante empregado no mundo da eletroeletrônica, pois torna muito simples a exibição de valores numéricos. Podendo indicar algarismos de 0 a 9 (10 dígitos), e isso certamente você já viu aplicabilidade no dia-a-dia.

002

Podendo ser aplicado também em ambientes industriais, para executar funções como:

  • Exibir contagem de peças em um determinado processo;
  • Exibir a temperatura de um alto-forno na fundição de metais;
  • Exibir o RPM (rotações por minuto) de uma máquina;
  • Exibir quantidade de óleo lubrificante restante em um reservatório.

002

O Display de 7 Segmentos é utilizado, na maioria das vezes, a partir de circuitos digitais como: CI’s (circuitos integrados), microcontroladores e outros processos que trabalham em sistema binário, cujo sistema é representado apenas por dois níveis lógicos, 0 (nível lógico alto) e 1 (nível lógico baixo), denominados por bit (dígitos binários). Devido as inúmeras aplicações para representar as grandezas digitais, é fundamental para muitos projetos, fazer o uso de codificadores/decodificadores.

Sobretudo, codificador é um circuito integrado digital que faz a conversão de números e/ou códigos para código binário, logo o decodificador faz a operação inversa.

Um dos decodificadores BCD (código binário decimal) mais utilizados, para verificar números de 0 a 9 em displays de 7 segmentos Catodo Comum é o CD 4511.

002

CD4511 é um decodificador BCD 8421 (4 bits) para displays Catodo Comum, que utiliza a tecnologia CMOS (semicondutor de metal-óxido complementar), onde recebe nos pinos de entrada (ABCD) os dados em código binário, e decodifica o mesmo para decimal, sendo possível a sua exibição nos Display de 7 Segmentos.

No entanto, ele apenas trabalha com a decodificação de 0 a 9. Veja abaixo a tabela verdade, com os valores decodificados:

002.png

Para desenvolver um projeto utilizando o CD 4511, é necessário conhecer suas características físicas e limitações de uso, que são disponibilizadas por seus fabricantes em seus devidos catálogos ou folha de dados (datasheet).

Segue algumas das mais importantes, e que com certeza devem ser consideradas:

  • Tensão de Operação: 3V – 18V DC (varia de cada fabricante);
  • Corrente de Porta (corrente de saída): 10mA;
  • Temperatura de Operação: -55°C – 125°C.

002

Agora que já tomamos um pouco de conhecimento sobre os Displays de 7 Segmentos e o CI decodificador CD4511, vamos aplicar e ver como funciona na prática essa decodificação, e junto a isso descobrir a utilidade de cada um de seus pinos.

002

002

Temos três pinos do CD4511 que podem ter grande aplicabilidade em diversos projetos, basta saber as suas necessidades de adaptação, como por exemplo:

  • Economizar Bateria;
  • Registrar o último dígito exibido no display;
  • Tesar todos os seguimentos para validar o display.

002

002

002

Quer saber mais sobre o Circuito Integrado CD4511 e sua aplicabilidade em Eletrônica Digital? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil! Ah, e não deixe de se inscrever, pois só assim você fica por dentro de todos nossos conteúdos!


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s