CI CD4510 Controlador síncrono digital

Considere uma situação onde de maneira simples e objetiva precisa-se realizar a contagem automática de algo. Podendo ser a quantidade de peças produzidas em um processo, sequenciar o tempo de funcionamento de determinada máquina, ou até mesmo a contagem de produtos como garrafas pet para efetuar o procedimento de embalagem de um fardo, como representa a situação a seguir:

002

Em Eletrônica Digital essa ação pode ser obtida de inúmeras formas, e uma delas é através de Circuitos Contadores.

Um dos componentes mais empregados para esta finalidade é o Circuito Integrado CD4510. É um Contador Síncrono com tecnologia CMOS (semicondutor de metal-óxido complementar) e opera em Código BCD (código binário decimal 0-9) 8421 (4 bits).

A contagem se permite através de pulsos (clocks), podendo Incrementar ou Decrementar valores em código BCD em suas saídas. Seu funcionamento é muito simples, vamos descobrir suas características principais e função de cada pino.

Para desenvolver um projeto utilizando o CD 4510, é necessário conhecer suas características físicas e limitações de uso, que são disponibilizadas por seus fabricantes em seus devidos catálogos ou folha de dados (datasheet).

Segue algumas das mais importantes informações do CD4510, e que com certeza devem ser consideradas na montagem de projetos:

002

  • Tensão Mínima de Trabalho: 5V DC;
  • Tensão Máxima de Trabalho: 15V DC (varia de cada fabricante);
  • Corrente de Porta (corrente de saída): 15mA;
  • Velocidade Média de Operação: 8MHz;

Cada pino possui uma característica importante para o funcionamento deste Circuito Integrado, segue análise da pinagem e finalidade de cada pino.

  • CLOCK

002

  • UP/DONW – U/D

002

  • Output A, B, C e D – Q1, Q2, Q3 e Q4

002

  • Count Enable – CI

002

  • Load Input – Paralelo Enable / Entradas load input

002

  • Carry Out

002

Onde aplicamos o CI CD4510?

Uma das aplicações mais comuns do Contador Síncrono CD4510 é a utilização de Displays de 7 Seguimentos juntamente ao Decodificador BCD CD4511. Logo o CD4510 executa a contagem e emite o código BCD em suas saídas, o decodificador CD4511 recebe esse mesmo código nas entradas e decodifica para algarismos decimais (0 a 9), tornando então possível a exibição nos Displays de 7 Seguimentos, como retrata a situação a seguir:

002

Quer saber mais sobre o Circuito Integrado CD4510 simulações explicativas e sua aplicabilidade em Eletrônica Digital? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil! Ah e não deixe de se inscrever em nosso canal, só assim você não perde nenhuma novidade!


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s