Analisando um sinal de onda quadrada

O que são Bordas de Subida e Bordas de Decida? Você também tem essa dúvida comum na hora de analisar uma onda quadrada?

Bom, mas isso é muito fácil de entender, basta apenas sabermos identificar os 4 pontos fundamentais de uma onda quadrada.

Uma onda quadrada possui dois níveis lógicos, sendo eles:

  • Nível Lógico 0
  • Nível Lógico 1  

Sem título

Nível Lógico 0

Quanto temos nível lógico 0, as saídas, entradas ou quaisquer outros dispositivos que estejam sendo analisados, estão desativados. Por exemplo, uma válvula solenoide que controla um sistema de irrigação está em nível 0, logo essa válvula está desativada, nesse momento a irrigação está desligada:

Sem título.png

 

Nível Lógico 1

Agora se tivermos nível lógico 1, as saídas, entradas e nossos dispositivos estarão ativados, ou seja, estão funcionando. A solenoide do nosso sistema de irrigação está em nível 1, está ativada, a irrigando está ligada:

Sem título

Sabendo que a onda quadrada possui dois níveis lógicos, agora basta saber identificar as tão famosas bordas de subida e bordas de decida.

Borda de Subida:

Borda de decida = Rising Edge = Borda Positiva

Sem título

Borda de Subida nada mais é do que a transição de 0 para 1 em uma onda quadrada. Algo estava em nível lógico 0 e está transitando para nível lógico 1. Um botão está sendo acionado, o alvo está se aproximando da área de monitoramento de um sensor ultrassônico, como mostra na figura a baixo:

Sem título

Borda de Decida:

Borda de decida = Fooling Edge = Borda Negativa

Sem título

Borda de Decida  então é simplesmente a transição de 1 para zero nessa mesma onda. Algo estava em nível lógico 1 e está transiitando para nível lógico 0. Algo estava ativado e está sendo desativado. Podemos pegar como exemplo: uma lâmpada está sendo desligada, um fotocelula está sendo desativada, ou mesmo um motor está sendo desativado, veja na seguinte figura:

Sem título

Quer saber mais sobre Bordas de Subida e Bordas de Decida e muito mais de Eletrônica Digital? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta