Porta lógica XNOR “Ou coincidência”

A Porta Lógica XNOR, é também conhecida por XNOU, conhecemos essa lógica por “ou coincidência”. Seu funcionamento pode ser definido da seguinte maneira:

Tabela da verdade XNOR

Sem título

A partir dos valores da tabela, podemos concluir que: quando as entradas A e B estão recebendo o mesmo valor , sendo 0 ou 1, a saída será 1. (A = 0 e B = 0 ou A = 1 e B = 1). Essa é a função inversa da Porta Lógica XOR (Não OU).

Sem título

Para entendermos claramente o funcionamento, vamos aplicar a porta lógica XNOR em um processo onde 2 sensores são responsáveis pelo acionamento de um atuador pneumático simples ação.

Situação I:

Sem título

Situação II:

Sem título

Situação III:

Sem título

Situação VI:

Sem título

Podemos confirmar então a tabela da verdade do circuito através da tabela a seguir:

Sem título

Quer saber mais sobre a famosa porta lógica XNOR e aplicações no incrível mundo da eletroeletrônica? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil através do Professor Rodolpho Chrispim de Oliveira.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta