Fechamento de motor 12 pontas

Os motores elétricos são máquinas fundamentais para a indústria e se faz presente em quase todos processos produtivos dando movimento aos sistemas. Até mesmo em nosso dia-a-dia, o motor elétrico se faz presente, portanto, para os entusiastas, técnicos, engenheiros e autodidatas é de extrema importância conhecer a forma de ligação elétrica dos motores. Nesse artigo vamos falar sobre o fechamento de um motor 12 pontas.

Sem título.png

Os 12 (doze) terminais contidos para interligações, são em função das 6 (seis) bobinas que compões esse modelo de motor. Para todos os tipos de fechamento dos motores, cada uma das bobinas recebe a tenção de 220V sempre, e por essa ocasião não ocorre danos materiais ao motor de 12 pontas, mesmo que ele receba tensões maiores (com o fechamento apropriado).

009

São 4 as formas de fechamento no motor de 12 pontas, sendo elas:

220V: Duplo Triângulo

380V: Duplo Estrela

440V: Triângulo

760V: Estrela

Duplo Triângulo:

Esse modo de interligação permite que o motor trabalhe com a menor tensão, nesse caso, 220V. Lembrando que o motor de 12 (doze) pontas sempre atuará com seus enrolamentos recebendo o mesmo nível de tensão, em nossa aplicação, cada um deles com 220V, a menor tensão que o motor 12 (doze) pontas pode trabalhar.

Sem título

Duplo Estrela:

Temos, neste modo de fechamento, as bobinas do motor interligadas a modo que se aplica uma divisão de tensão elétrica da rede de alimentação. Visto que a tensão elétrica nominal em cada enrolamento sendo de 220V, logo, temos que para o fechamento a seguir a disposição das bobinas do motor está propício a receber uma alimentação com tensão elétrica de 380V.

Levando em conta que cada bobina do motor elétrico trifásico recebe um nível de tensão de 220V, dessa forma, realizamos o fechamento considerando as características de tensão de fase e tensão de linha aplicados em seus enrolamentos, como mostra a imagem:Sem título.pngTriângulo:

Surgindo a necessidade de aplicar este tipo de motor em uma rede cuja tensão de linha seja 440V, realizamos então o modo de fechamento Triângulo. Da mesma forma que os fechamentos anteriores citados, este receberá em seus enrolamentos a tensão de 220V, de forma igualitária. Vejamos as representações no diagrama que segue a baixo:

Sem título.png

Estrela:

Quando é preciso interligar o motor de 12 pontas em um sistema que possua tensão de linha de 760V, situação essa comum no cotidiano industrial, utilizamos do fechamento Estrela, para que haja distribuição de 220V de forma uniforme nos enrolamentos das bobinas, bem como os fechamentos já expostos anteriormente. A representação a seguir demonstra o modo correto de realizar o fechamento, acompanhe:

Sem título

Quer saber mais sobre fechamento de motor 12 pontas e suas particularidades, dimensionamento e aplicações no incrível mundo da eletroeletrônica? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil através do Professor Rodolpho Chrispim de Oliveira.

Referências:

ROBERT DICAS DE TECNOLOGIA, RAGMG. Motor 12 Pontas. 2018. Disponível em: <https://www.robertdicastecnologia.com.br/2014/02/como-fazer-um-fechamento-para-motor-trifasico-12-pontas/>. Acesso em: 12 jul. 2018.

SALA DA ELÉTRICA, Everton Moraes. Motor 12 Pontas . 01. 2018. Disponível em: <https://www.saladaeletrica.com.br/comandos-eletricos/fechamento-motor-12-pontas/>. Acesso em: 12 jul. 2018.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta