A matéria e a corrente elétrica, conceito rápido.

O termo “matéria” é empregado para qualquer substância existente, não importa em que estado ela se encontra (líquido, sólido, gasoso etc.).

002                   003                        004

Como a matéria se comporta química, física e eletricamente vai depender da sua estrutura. O conhecimento da estrutura da matéria é importante para o entendimento do funcionamento de muitos componentes elétricos e lógicas de processos.

A estrutura da matéria

Os materiais existentes (matéria) podem ser divididos em partes cada vez menores, como por exemplo: uma certa quantidade de água pode ser dividida em partes cada vez menores sucessivamente, metro cúbico<litros<mililitros etc.

005

Se essa divisão continuar, em um certo momento, depois de dividir diversas vezes,  teremos a menor porção dessa substância que ainda possui suas características iniciais. Denominamos a menor porção possível de cada elemento de molécula. Uma molécula é constituída por mais de uma partícula, chamamos essas partículas de átomos.

006.PNG

De onde vêm a corrente elétrica?

Os átomos são formados por um núcleo composto de prótons e nêutrons e, os elétrons,  em sua órbita. Podemos facilmente assemelhar a um sistema solar, onde: os planetas (elétrons) giram em torno do sol (núcleo).

007

Um condutor de um determinado material (ex:cobre, alumínio e ouro) é formado por milhões de átomos, alguns dos elétrons estão presos ou mais próximos ao núcleo, enquanto isso, os chamados elétrons livres podem “migrar” de um átomo para o outro devido ao calor. Calor esse que é causado por uma ddp (tensão elétrica).

008

A tensão elétrica (podemos comparar com pressão) exercida no condutor causa essa migração dos elétrons livres no condutor, logo se estabelece um fluxo ordenado desses elétrons, chamamos isso de: corrente elétrica.

010

A corrente elétrica é gerada através da energia desse fluxo e é transformada em trabalho através dos efeitos da eletricidade em um condutor (ex: luminoso, magnético, calorífico e indutivo). São esses efeitos que são transformados em trabalho que dão origem ao funcionamento das máquinas elétricas de modo geral (motores, transformadores, resistência etc.).


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva

Conheça o Curso de Eletrônica Fácil, o curso exclusivo completo de eletrônica!


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Projetos Mecânicos — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s