O que são os famosos varistores?

Você já ouviu falar em surtos elétricos? Sim, aqueles picos de energia que danificam equipamentos eletrodomésticos e até mesmo máquinas industriais. Surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência que apresenta um pico, uma taxa de variação elevada em relação ao valor nominal durante um curto período de tempo:

surto elétrico

Usados para proteger circuitos eletroeletrônicos contra surtos de tensão elétrica, os varistores também são empregados em dispositivos de proteção contra surtos elétricos, os famosos DPS’s, pois devido seu funcionamento, eles conseguem detectar os picos de tensão provenientes da rede ou fonte elétrica.

Como um varistor funciona?

O varistor, nada mais é do que um resistor dependente de tensão elétrica, ou seja, um resistor variável. O valor da resistência elétrica varia de acordo com a tensão aplicada em seus terminais, esses valores são inversamente proporcionais, ou seja, quando mais tensão for aplicada nos terminais, o valor da resistência oferecida por ele é menor.

Simbologia Varistor

São posicionados em paralelo às cargas dos circuitos em questão, localizados antes aos fusíveis e outros dispositivos de proteção. No momento em que decorre o surto de tensão, em um curto período de tempo, diminuem drasticamente sua resistência, causando então efeito curto circuito (devido estar em paralelo à carga), com isso, ocorre a queima dos fusíveis e os circuito são abertos, protegendo-os contra danos maiores. Observe a representação:

demo_fuse_ef

Como o varistor é construído?

Sua construção física pode ser feita com 2 elementos químicos diferentes, e isso influencia diretamente no funcionamento do componente. Veja o porquê:

Varistor, construção física

A diferença é básica, está ligada ao tempo de atuação em relação a percepção do surto na linha, observe o gráfico a seguir:

002.PNG

Como já mencionado anteriormente, os varistores estão presentes nos DPS’s, isso devido ao seu funcionamento. Em circuitos elétricos prediais é quase que indispensável o uso desse dispositivo de proteção, afim de preservar os eletrodomésticos da residência. A instalação da sua casa possui DPS? Você viu um em funcionamento? Comente!

DPS - varistores


Quer saber mais sobre os famosos varistores e suas particularidades, dimensionamento e aplicações no incrível mundo da eletroeletrônica? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil através do Professor Rodolpho Chrispim de Oliveira.

Aproveite e se inscreva no canal Eletrônica Fácil e fique por dentro de tudo sobre o mundo da eletroeletrônica. Venha fazer parte da #familiadoeletronicafacil


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se em nosso canal para acessas conteúdos de eletroeletrônica de alta qualidade gratuitamente.

inscreva

Conheça o Curso de Eletrônica Fácil, o curso exclusivo completo de eletrônica!

3


Um pouco mais sobre o autor:

Josué Andrade Oliveira

Josué Andrade Oliveira - Time Eletrônica Fácil
Clique aqui!

Integrante do portal “Eletrônica Fácil”, onde seu foco principal é o desenvolvimento e publicação de conteúdos didáticos na área de eletroeletrônica. Atua com manutenção eletroeletrônica e mecatrônica em ativos de médio e grande porte, no ramo metalúrgico/metalmecânico.

Graduando Tecnologia em Fabricação Mecânica — Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo;
Técnico em Eletroeletrônica — SENAI São Paulo.

www.eletronicafacil.net


 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s